http://voceesemprelinda.blogspot.com.br/search/label/beleza http://voceesemprelinda.blogspot.com.br/search/label/cabelos http://voceesemprelinda.blogspot.com.br/search/label/makeup http://voceesemprelinda.blogspot.com.br/search/label/moda  http://voceesemprelinda.blogspot.com.br/search/label/outroshttp://voceesemprelinda.blogspot.com.br/search/label/resenhas http://voceesemprelinda.blogspot.com.br/search/label/unhas

22 MITOS E VERDADES SOBRE ALIMENTAÇÃO


Refrigerante causa celulite? Beber água durante a refeição engorda? Maçã combate a fome? Café pode causar gastrite? Chiclete não é bom para o estômago? Vinho é bom mesmo para o coração? Ficar sem comer emagrece? Descubra aqui.




1 - O leite é a maior fonte de cálcio. Mito. Os vegetais ganham em quantidade de cálcio e ainda trazem a vantagem de não obter presença de colesterol. 

2 - Adoçantes são mais indicados que açúcar.
Mito. Os adoçantes artificiais podem provocar danos ao sistema nervoso, além de provoca espasmos musculares, estado de confusão, cefaleias, queda de cabelo e fibromialgia.

3 - O colesterol não é bom para o organismo.
Mito. Ele é essencial para formação das membranas celulares e síntese  hormonal. Só não pode exagerar, claro.

4 - Maçã é útil para combater a fome.
Mito. Essa fruta estimula a produção de ácido gástrico o que faz a digestão ser mas rápida, aumentando assim a fome.

5 - O leite auxilia no sono.
Verdade. O leite é rico em triptofano uma proteína que ao ser quebrada se transforma em serotonina.

6 - Cafeína aumenta glicemia.
Verdade. A cafeína diminui a insulina aumentando os níveis de glicemia.

7 - Beterraba é o melhor alimento para combate a anemia.
Mito. A carne vermelha possui sete vezes mais ferro que a beterraba..

8 - Beber água durante a refeição engorda.
Mito. Você só não deve exagerar para não atrapalhar o processo digestivo. 150 mL é o mais recomendado.

9 - Carne vermelha faz mal á saúde.
Mito. Como tudo na vida, só não se deve extrapolar por ter altos índices de gordura saturada, mas é a melhor fonte de ferro e proteínas. Essenciais para o organismo.

10 - Café causa gastrite.
Verdade. Em altas quantidades de cafeína estimula a acidez gástrica, mas se pode, é claro, tomar em cerca de 2 xícaras cheias por dias.

11 - Chiclete não é bom para o estômago.
Verdade. O ato de mascar chiclete aumenta o suco gástrico estimulando a digestão, com o estômago vazio o ácido produzido ataca a mucosa do órgão desenvolvendo gastrite. 

12 - O repolho causa gases.
Verdade. Esse vegetal possui riqueza em aminoácidos sulfurados. No tubo digestivo esses aminoácidos são fermentados por bactérias causando gases.

13 - Vinho tinto é bom para o coração.
Verdade. Não é só o vinho, qualquer bebida alcoólica auxilia na produção de colesterol bom (HDL) mas é apenas uma tacinha por dia.

14 - Ficar sem comer emagrece.
Mito. O metabolismo fica mais lento, dificultando a perda de peso, mas comer de forma fracionada (não muito nem pouco) ajuda no emagrecimento.

15 - Banana evita/reduz cãibra.
Verdade. A banana é ria em potássio que está diretamente ligado á contrações musculares, o que pode contribuir no desaparecimento delas.

16 - Margarina é mais saudável que manteiga.
Mito. É o contrário. A margarina passa por processo de hidrogenação, tendo sua gordura saturada convertida em gordura trans. 

17 - Chocolate causa espinhas.
Mito. Estudos científicos afirmam a maioria dos casos acontecem pelo desequilíbrio hormonal ou até mesmo hereditariedade, claro que não é descartado que alimentos podem interferir, por isso moderação.

18 - Nadar ou tomar banho após refeição não é recomendado.
Verdade. O sangue é desviado da digestão no estômago e vai para outros órgãos e, sem o fluxo suficiente, pode causar cãibras ou indigestão, o que pode levar ao vômito.


19 - Água com açúcar acalma.
Mito. Claro que funciona como efeito placebo, mas não é exatamente sedativo. Apesar de o açúcar ter presença de serotonina (hormônio que confere sensação de bem-estar) é mais eficiente dar um chá, como a camomila ou erva cidreira.

20 - Miojo não é saudável
Verdade. Com altos níveis de gorduras saturadas e trans ele realmente é maléfico para a saúde. Também ultrapassa a quantidade de sal recomendada no dia e tem muitos conservantes.

21 - Maracujá emagrece.
Verdade. Contém pouca caloria, pouco sódio e gordura, mas é rico em nutrientes. Também é excelente vermifugo e ajuda na função intestinal pela quantidade de fibras. 

22 - Refrigerante causa celulite.
Mito. Alimentos calóricos, incluindo refrigerantes e doces em geral, favorecem o aumento de peso e, consequentemente, o acúmulo de gordura localizada, o que agrava a celulite. Isso significa que não é o refrigerante em si que causa o problema, mas o fato de excesso de calorias. Resumindo, você só deve pegar leve em alimentos com alto teor de calórico.




  Se tiverem mais dúvidas sobre algum mito ou verdade,
 podem comentar que iremos pesquisar e responder :)  
Deixem sugestões de mais quadros como esse que faremos.
 B3ijos e até a próxima :*


Referências:
Só nutrição
Atlas Saúde
Revista Marie Claire



Por: Letícia Fonseca
Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário